1999

Lançamento da Nikon D1. 

Este projeto foi lançado em 1996 diretamente sob o comando do presidente e tinha como objetivo desenvolver um produto de câmera digital novo e genuíno dentro de dois anos. O desafio foi assumido por cerca de 10 pessoas de design e outras divisões. Inicialmente, os líderes de equipe pediram três anos, alegando que dois anos eram insuficientes, uma vez que a empresa não possuía muita tecnologia digital acumulada na época.

 

No entanto, a resposta foi "A Nikon não tem muito tempo agora" e a empresa se esforçou para fazer isso acontecer em apenas dois anos. Em 1998, a Nikon lançou a câmera digital compacta COOLPIX 900 e a câmera SLR digital D1 profissional em setembro do ano seguinte. Este foi um dispositivo inovador que ofereceu os pontos fortes abrangentes de excelente qualidade de imagem, operabilidade e funcionalidade sendo apenas cerca de um terço do preço dos produtos do concorrente, de JPY 650.000, estimulando assim a popularização das câmeras SLR digitais. Desde então, a Nikon continuou a produzir modelos de carro-chefe avançados, superando as expectativas profissionais, até a nova câmera digital SLR D5 Nikon.

pic_1999_02.jpg

Câmera digital tipo SLR com lente intercambiável que combina desempenho de alta velocidade e qualidade geral de imagem. Com o preço em mente para os usuários gerais, ele contribuiu para a popularidade das câmeras SLR digitais.

2000

O scanner LCD FX-21S é comercializado.
O sistema multi-lente original da Nikon foi adotado para corresponder a um aumento no tamanho das telas de cristal líquido.

O telescópio infravermelho óptico Subaru emprega o espectrógrafo de alta dispersão da Nikon (HDS) e a câmera e espectrógrafo de objeto fraco (FOCAS)

pic_2000_01_s.jpg

O sistema multi-lente original da Nikon foi adotado para corresponder a um aumento no tamanho das telas de cristal líquido.

pic_2000_03_s.jpg

O FOCAS está instalado no telescópio Subaru.
© Observatório Astronômico Nacional do Japão

2001

NSR-S306C de varredura de lentes ArF excimer stepper é anunciado.

Escaneamento de lente tipo ArF excimer stepper (scanner ArF) suporta a produção em massa de dispositivos de 100 nanômetros.

pic_2001_s.png

2003

Nova reestilização do simbolo da Nikon. Este símbolo da marca foi estabelecido sob o conceito de "fundir as possibilidades futuras com confiabilidade." O símbolo de "raios sequenciais" representa as possibilidades futuras, ao mesmo tempo que preserva o tipo de logotipo preto da Nikon que ganhou reconhecimento mundial e a cor amarela da marca. A Nikon pretende reconhecer com precisão as necessidades da época e atender totalmente às expectativas de seus clientes. O símbolo da marca Nikon expressa a aspiração da empresa de enfrentar os desafios da inovação técnica e manter viva a paixão para transformar os sonhos de hoje nas novas realidades de amanhã.

pic_2003_s.png

O símbolo da marca exibindo o motivo claro.

pic_2004_s.jpg

2004

Câmera Nikon F6 SLR é comercializada.

Apresentada como a câmera SLR de filme proeminente, ela combinou a tradição da série Nikon F com recursos avançados.

2006

Lançado o scanner de imersão NSR-S609B ArF. 

Ele mudou radicalmente a direção da tecnologia de litografia por imersão. Ao preencher a lacuna entre a lente de projeção e o wafer com água purificada, o dispositivo rompeu a barreira NA * 1.0, anteriormente intransponível com a exposição seca convencional, alcançando o NA mais alto do mundo de 1,07.

pic_2006.jpg

O primeiro modelo IC Stepper e Scanner que incorpora a Tecnologia de Litografia de Imersão e o primeiro a quebrar a barreira do NA 1.0 no ar para atingir o NA 1.07

2007

pic_2007_01_s.jpg

O sistema de observação de cultura de células BioStation CT é comercializado.

No campo das biociências, na medicina regenerativa e na fabricação de medicamentos, espera-se que o uso de células vivas na pesquisa e na indústria se torne mais ativo. 

BioStation CT é um dispositivo inovador que vira as convenções em sua cabeça ao incluir um microscópio dentro da incubadora para que o crescimento de células vivas possa ser observado sem removê-las. Isso significa cultivar grandes quantidades de células com controle de qualidade, o BioStation CT também pode ser considerado um dispositivo que permite a automação de laboratório pela primeira vez. Embora adotado experimentalmente, já foi empregado na pesquisa de iPS e células cancerígenas, com resultados promissores.

pic_2009_01_s.jpg

2009

O scanner LCD FX-101S é comercializado 

Um scanner LCD (sistema de litografia FPD) é usado para imprimir os circuitos para criar essas pequenas chaves na placa de vidro fina do monitor LCD; interruptores tão pequenos que são invisíveis a olho nu.

Para fabricar LCDs com mais eficiência, é necessário imprimir circuitos em áreas ainda maiores simultaneamente e produzir muitos painéis de exibição a partir de uma única placa de vidro. A Nikon respondeu às demandas por placas de vidro de grande porte com um conjunto de lentes múltiplas. Isso permite a impressão de área ampla alinhando com precisão muitas lentes de projeção e envolve um sistema de autocalibração que une perfeitamente os padrões de exposição de cada lente para que grandes áreas possam ser expostas com precisão ao mesmo tempo.

2010

Em 2009, a Nikon entregou onze câmeras digitais SLR D3S e sete lentes intercambiáveis ​​AF-S NIKKOR 14-24mm f2.8G ED para a NASA (National Aeronautics Space Administration) para gravar imagens na Estação Espacial Internacional (ISS). Então, em 2010, a Nikon entregou uma D3S e duas câmeras D3X junto com várias lentes intercambiáveis, como a AF-S NIKKOR 400mm f / 2.8G ED VR, acessórios e software para a SP Korolev Rocket and Space Corporation Energia, uma empresa encomendada pela SP Agência Espacial da Federação Russa para gravação de imagens no espaço. Todos esses dispositivos estão em uso para atividades internas e extraveiculares nas seções dos Estados Unidos e da Rússia da ISS.

pic_2011_s.jpg

Câmeras avançadas Nikon 1 J1 e V1 com lentes intercambiáveis ​​são comercializadas.

As primeiras câmeras avançadas da Nikon com lentes intercambiáveis. O vídeo e as imagens fixas são de qualidade igualmente elevada. A foto mostra a Nikon 1 J1.

2011

pic_2012_s.jpg

2010

Câmera digital SLR D4 é comercializada.

O modelo carro-chefe das câmeras SLR digitais da Nikon, atinge alta sensibilidade e alta qualidade de imagem, bem como excelente desempenho em alta velocidade. Refletindo as necessidades reais dos fotógrafos no campo, a operabilidade e a confiabilidade foram levadas ao limite.

2013

SPRINT-A HISAKI - o Observatório Espectroscópico do Planeta para o Reconhecimento da Interação da Atmosfera está equipado com um espelho primário desenvolvido pela Nikon. Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançou com sucesso seu foguete Epsilon, equipado com o Observatório Espectroscópico de Planeta para Reconhecimento da Interação da Atmosfera (SPRINT-A). A Nikon contribuiu para este projeto ao produzir o espelho primário para o telescópio (diâmetro de 20 cm). Este espelho é feito de carboneto de silício (SiC), um material extremamente duro e difícil de trabalhar, mas foi concluído com sucesso usando a tecnologia de processamento de alta precisão da empresa.

pic_2015_01_s.jpg

2015

Câmera digital compacta COOLPIX P900 é comercializada.

A COOLPIX P900 oferece uma lente zoom ótico 83x que oferece cobertura de grande angular de 24 mm a telefoto de 2.000 mm (equivalente a 35 mm). A lente de abertura máxima rápida, equipada com elemento de lente Super ED (Dispersão Extra-baixa) que oferece compensação superior para aberrações cromáticas, oferece resultados superiores com imagens vívidas, mesmo quando ampliado para níveis extremos. 

Optos Plc do Reino Unido torna-se uma subsidiária integral da Nikon Corporation.

O Museu Nikon é inaugurado estabelecido para o 100º aniversário da fundação da Nikon em 2017.

2016

O scanner de imersão NSR-S631E ArF é comercializado

Scanner de imersão ArF desenvolvido para produção em massa de semicondutores de processo de nó de 7 nanômetros (suportando padrões múltiplos)

O sistema de litografia FX-68S FPD é comercializado

Sistema de litografia de placa FPD Gen 6 que conseguiu fornecer uma alta resolução de 1,5 micrômetros.

Câmera digital SLR D5 é comercializada

O modelo carro-chefe com recursos inovadores, como a aquisição refinada de assuntos em movimento e uma faixa de sensibilidade expandida, que responde a uma ampla variedade de cenas e assuntos.

A empresa atingiu uma produção total de 100 milhões de lentes NIKKOR para câmeras com lentes intercambiáveis

As primeiras câmeras de ação KeyMission 360, KeyMission 170 e KeyMission 80 da Nikon são anunciadas.

 primeira série de câmera de ação da Nikon, KeyMission, com resistência à água e ao impacto para suportar ambientes hostis e tecnologias óticas e de processamento de imagem de classe mundial da Nikon para satisfazer as altas expectativas dos aventureiros que desafiam os limites.

pic_2016_03_s.jpg

Câmera digital SLR D

pic_2016_04_s.jpg
pic_2016_05_s.jpg
pic_2016_06_s.jpg
  • KeyMission 360

  • KeyMission 170

  • KeyMission 80

2017

Binóculos da série WX são comercializados

Apresenta um campo de visão super amplo, garantindo uma imagem nítida e clara em todo o campo de visão. Esses binóculos são uma nova série de modelos de alto desempenho e ideais para observação astronômica. A imagem mostra binóculos WX 7x50 IF.

Nikon celebra seu 100º aniversário.

Como parte dos projetos do 100º aniversário da Nikon, desenvolvemos um logotipo do 100º aniversário. Também lançamos produtos do 100º aniversário e realizamos eventos / campanhas em todo o mundo.

Câmera digital SLR D850 é comercializada

A D850 tem uma contagem efetiva de pixels de 45,7 megapixels e velocidades de disparo contínuo de até aproximadamente 9 fps. Suporta gravação de filme full-frame 4K UHD (3840x2160) para expandir as possibilidades de expressões de imagem.

pic_2017_01_s.jpg
pic_2017_02_s.jpg
pic_2017_03_s.jpg

2018

A Z 7 é a primeira câmera sem espelho de formato FX que emprega o sistema de montagem Nikon Z recém-desenvolvido.

O desenvolvimento do sistema de montagem Z começou com uma ideia simples: capturar o espaço como ele realmente é. Com base na diversidade de conhecimento acumulado durante os 59 anos de história da montagem F, o design óptico que pode transmitir luz para um sensor de imagem em sua forma mais pura foi buscado. Isso resultou na criação de uma nova montagem com um diâmetro interno de 55 mm e distância focal de flange de 16 mm. Como o núcleo do sistema de montagem Z, ele oferece possibilidades tremendas para elevar o desempenho óptico a uma dimensão diferente. Com a flexibilidade bastante aprimorada do design de lente, lentes avançadas que oferecem excelente desempenho em brilho, resolução e precisão de foco podem ser criadas, enquanto lentes exclusivas, como uma lente extremamente rápida, uma lente que oferece uma distância focal sem precedentes,

Adotando um sensor CMOS de iluminação traseira com pixels de AF de detecção de fase de plano focal, o Z 7 oferece 45,7 megapixels efetivos enquanto suporta uma faixa de sensibilidade padrão de ISO 64 a 25600. Os 493 pontos de foco permitem ampla cobertura de aproximadamente 90% da área de imagem tanto horizontalmente quanto verticalmente. Um visor eletrônico que utiliza tecnologias de processamento óptico e de imagem superiores atinge uma visão clara e natural. O corpo compacto e leve realizado por uma câmera sem espelho garante uma fotografia segura com uma pegada fácil de segurar, ao mesmo tempo que fornece durabilidade excelente.

pic_2018_02.jpg

O sistema de montagem Z recém-desenvolvido é adotado. Com 45,7 megapixels efetivos, este modelo de alta contagem de pixels pode explorar totalmente o valor real das lentes NIKKOR Z.

2019

Máquina de processamento óptico Lasermeister 100A é comercializada.

Baseada no conceito de se tornar uma "máquina de processamento de metal que pode ser manuseada por qualquer pessoa", a máquina de processamento óptico Lasermeister 100A foi desenvolvida com o objetivo de criar um mercado e uma indústria inéditos no mundo dos monodzukuri (manufatura).

A tecnologia ótica avançada e a tecnologia de controle de precisão que a Nikon desenvolveu por muito tempo através da fabricação de seus sistemas de litografia de semicondutores conhecidos como "a maquinaria mais precisa da história" possibilitou a realização de uma máquina de processamento de alta qualidade, menor e mais barata.

O Nikon BioImaging Lab, que apoia a pesquisa de descoberta de medicamentos, está estabelecido em Boston.

2020

C3 eMotion, unidade atuadora inteligente para articulações robóticas de robô colaborativo é comercializado.

O C3 eMotion opera sob o arranjo de codificador duplo proprietário da Nikon (contendo dois codificadores), que permite a detecção de forças externas e paralisação da operação do robô em resposta, ensino direto no qual o robô pode aprender comandos por meio de manipulação direta por usuários humanos, e uma ampla gama de outras funções úteis.

Na próxima geração, as expectativas para os robôs estão aumentando, como sua função como futuros trabalhadores em instalações de produção, operando ao lado de trabalhadores humanos para concluir tarefas de forma cooperativa. No entanto, habilidades sofisticadas e know-how são necessários para construir robôs, pois eles incluem uma ampla gama de componentes.

O C3 eMotion realizou um design de robô mais flexível e fácil com base no conceito de "conectar, controlar, cooperar".

Câmera digital SLR D6 é lançada.

O modelo principal de SLR digital em formato FX que atende às necessidades de fotógrafos e fotojornalistas esportivos profissionais com o desempenho AF mais poderoso da história da Nikon, disparo contínuo de alta velocidade e transferência rápida de imagem.

Binóculos ESTABILIZADOS 10x25 são comercializados

Apresentando um corpo dobrável leve e compacto com excelente portabilidade, estes são os primeiros binóculos compactos da Nikon a empregar a função ESTABILIZADA.

O microscópio educacional ECLIPSE Ei é comercializado.

Um microscópio educacional projetado para operação intuitiva com tutoriais em vídeo. Combinado com uma câmera de microscópio e software de imagem, permite aos usuários compartilhar imagens microscópicas, em resposta às demandas por novas ferramentas de comunicação otimizadas para uso educacional online / remoto.

Sistema de medição sem contato de grande volume série APDIS é comercializado

Empregando a tecnologia de utilização de laser exclusiva da Nikon, é possível adquirir coordenadas tridimensionais de grandes objetos, como automóveis e aeronaves, por meio de medição sem contato, com uma precisão de dezenas de micrômetros.
Este sistema de medição compacto e portátil pode ser instalado em braços de robô, de forma que os componentes possam ser inspecionados nas linhas de produção de automóveis em vez de levá-los para uma sala de inspeção, contribuindo para a melhoria da produtividade nas fábricas.

MANUTENÇÃO, VENDA DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS FOTOGRÁFICOS