1980

Como modelo principal, as mais recentes tecnologias eletrônicas da época foram adotadas para a Nikon F3. Esta foi a primeira câmera a oferecer controle eletrônico do obturador e um mecanismo de controle de exposição automática com prioridade de abertura. A F3 também apresentou novas funções como um visor LCD, um sensor TTL posicionado na parte inferior da caixa do espelho da câmera e controle de flash Speedlight TTL. A F3 não era equipada com acionamento motorizado, mas o acionamento motorizado opcional foi projetado para funcionar como parte integrante do corpo da câmera para obter fotos de até 6 fps. A câmera e o motor foram projetados por Giorgetto Giugiaro, da Itália. Ele projetou os dois para parecerem um quando o motor fosse acoplado à câmera. O novo design de Giugiaro buscou uma forma simples com uma alça elevada no corpo da câmera e uma linha vermelha atraente.

pic_1980_01.jpg

A Nikon F3 foi apresentada como a câmera SLR proeminente com AE com prioridade de abertura controlada eletronicamente. O design do designer italiano Giorgetto Giugiaro teve um grande impacto nas câmeras posteriores.

1981

A estrutura oftálmica de titânio TITEX é comercializada.
As primeiras armações oftálmicas de titânio do mundo. Mais forte do que os quadros convencionais de liga de níquel e cerca de 50% mais leve.

pic_1981_s.jpg
pic_1982_s.jpg

1982

OPTISTATION IC sistema de inspeção de wafer é comercializado.

Usado para inspeção visual no processo de corrosão e litografia de fabricação de semicondutores. Contribuiu para a estabilização da linha de produção e melhorou os rendimentos.

1983

A câmera compacta com foco automático Nikon L35AF é comercializada.

Primeira câmera compacta da Nikon.

Câmera Nikon F3AF SLR é comercializada.

Com base no corpo da Nikon F3, os contatos de sinal foram incluídos no corpo para permitir a transmissão e recepção dos sinais do visor e da lente AF através do corpo, e um motor de acionamento foi incluído na lente.

pic_1983_01_s.jpg
pic_1983_02.jpg

A Nikon F3AF enfrentou o desafio de desenvolver um mecanismo de FA

1984

O transmissor telefoto direto de filme NT-1000 35mm é comercializado. Em 1984, a empresa lançou o NT-1000 (fotográfico em P&B), o primeiro transmissor telefoto direto do mundo desenvolvido em conjunto com a Kyodo News Agency e projetado para uso pela imprensa. Este dispositivo revolucionou os sistemas convencionais de ler impressões ampliadas e transmiti-las por linhas telefônicas. O dispositivo podia ler negativos e positivos fotográficos diretamente e permitia o recorte e a transmissão simultânea de texto escrito à mão enquanto verificava com um monitor para atender às necessidades urgentes do local de trabalho jornalístico.

pic_1984.jpg

1985

O instrumento de levantamento Total Station DTM-1 é comercializado.

A primeira Estação Total Nikon e os primeiros instrumentos de levantamento da Nikon totalmente digitalizados.

pic_1985_s.jpg

1986

As máquinas de medição por coordenadas tridimensionais TRISTATION 600 e 600M são comercializadas.

A primeira máquina de medição por coordenadas tridimensional projetada pela Nikon e a primeira máquina desse tipo no Japão a atingir precisão de medição espacial dentro de cinco micrômetros.

pic_1986_02_s.jpg

A câmera SLR com foco automático Nikon F-501 é comercializada A primeira câmera Nikon SLR com autofoco operada a partir do corpo da câmera.

1992

A câmera SLR AF subaquática Nikonos RS é comercializada.

A Nikonos RS permitiu o disparo com foco automático subaquático.

pic_1992_s.jpg

1996

Nikon Fieldmicroscope é comercializado.

Um microscópio estereoscópico portátil que permite a observação "como está".

O microscópio biológico ECLIPSE E800 para pesquisa é comercializado.

O sistema óptico do sistema óptico infinito (CFI 60 ) foi reformulado para tornar a distância parfocal da lente objetiva de 60 mm.

pic_1996_01_s.jpg
pic_1996_02_s.jpg

1988

O stepper de excímero NSR-1505EX é comercializado.

O nome da empresa foi alterado para Nikon Corporation.

Em 1 de abril de 1988, a Nippon Kogaku KK foi reiniciada como Nikon Corporation. Na época, a marca Nikon já possuía uma excelente reputação em vários campos diferentes.

pic_1988_01.jpg

O logotipo da Nikon e o formato de design do logotipo estabelecidos na época.

Para se espalhar globalmente, o nome da empresa foi alterado para se desenvolver como uma empresa internacional, aproveitando seu nome para confiabilidade. 

Ainda em 1988 O scanner de filme LS-3500 35 mm é comercializado. Scanner de imagens de filme 35mm que são enviadas para um PC convertendo-as em sinais digitais.

1995

O sistema de medição de vídeo CNC da série NEXIV é comercializado.

A medição de alta precisão sem contato foi possível graças à tecnologia de processamento de imagem. O microscópio do tipo confocal possibilitou a medição de um campo bidimensional e altura no mesmo campo de visão.

pic_1995_01_s.jpg

Câmeras fotográficas digitais E2 e E2s são comercializadas. Desenvolvidas com a Fuji Photo Film Co., Ltd. (agora FUJIFILM Corp.), essas câmeras digitais do tipo SLR são equipadas com o exclusivo Sistema Óptico de Redução e são compatíveis com as principais lentes de montagem F.

pic_1995_02_s.jpg

1997

COOLPIX 100 e 300 câmeras digitais são comercializadas.

Primeira câmera digital compacta da Nikon. A COOLPIX 100 mostrada aqui pode ser inserida em um slot de placa de PC para transferir dados diretamente para o computador. A operação de toque da caneta foi possível com a COOLPIX 300.

pic_1997_s.jpg

MANUTENÇÃO, VENDA DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS FOTOGRÁFICOS