O que é ISO??

October 24, 2016

Qual ISO usar? Alto ou baixo?

O ISO, que antes era ASA nas câmeras analógicas, nada mais é do que a sensibilidade dos filmes. Quanto maior a ASA, mais sensível é o filme à luz, e por consequência, maior é o grão.

No digital, não temos o grão, e sim um defeito no sensor, que resulta algo similar: o ruído, ou seja, quanto mais sensível, mais ruído.

Muito se fala a respeito de fotografar com ISO baixo ou ISO alto. Normalmente, o que mais escuto é “em estúdio, sempre o mínimo possível” e “só uso ISO alto se não houver luz suficiente”.

O fato é que as câmeras DSRL estão evoluindo muito rapidamente, então inserir um valor aqui tornaria o texto defasado em poucos meses. Temos câmeras com ISOs cada vez maiores e com menor granulação, permitindo alta sensibilidade com pouco grão. Então, em certos casos, pode ser preferível usar um ISO mais alto, para compensar na velocidade mais rápida, dependendo do assunto e objetivo, lembrando também que os softwares de edição, como o redutor de ruído do Camera Raw, proporcionam reduzir esse grão de maneira bem significativa.

Prefere-se baixos ISOs para maior flexibilidade na edição e resolução, porém é importante lembrar que o grão também não é algo tão indesejável, resultando em efeitos belíssimos em casos específicos. Portanto, use a criatividade e não se limite em usar apenas ISOs baixos: experimente!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

HD x SSD - Veja qual é melhor

November 3, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes

February 3, 2017

November 28, 2016

November 15, 2016

Please reload

Arquivo